Após o tratamento endodôntico é necessário que seja feita uma técnica restauradora adequada, com o intuito de assegurar o selamento coronal e a proteção da estrutura do dente remanescente.
Assim dentes que perderam uma ou mais paredes, permanecem com pouca estrutura coronária dental, isso faz com que se torne desvantajosa a restauração convencional em termos de selamento, adesividade e risco de fratura.
A partir disso, deve ser indicada a restauração com o auxílio de retentores intrarradiculares podendo ser núcleos metálicos fundidos, ou pinos de fibra de vidro, pois irão fornecer uma melhor retenção e suporte a estrutura dentária residual.
Em comparação com os pinos metálicos, os pinos de fibra de vidro têm um melhor desempenho biomecânico devido as suas propriedades serem mais semelhantes a dentina natural.
► PINOS DENTÁRIOS: Instalação de pino de fibra de vidro
Isso significa que o pino de fibra de vidro se assemelha mais com a dentina biomecanicamente do que os pinos metálicos, ocasionando uma melhor distribuição das tensões resultantes das forças oclusais e consequentemente reduzindo os riscos de fratura vertical comparados aos materiais de consistência mais rígida, preservando assim a função mastigatória e a estética dental.
Aprenda nesse vídeo todos os critérios necessários para alcançar um comprimento intrarradicular ideal e uma adequada adaptação do pino ao conduto, diminuindo a linha de cimentação e aumentando a longevidade do conjunto restaurador.