PORTA-MATRIZ UNIVERSAL: Utilização passo a passo


As matrizes são bandas de metal ou qualquer outro material conveniente que se adapte ao superfície dentária a ser restaurada, reproduzindo seus contornos anatômicos, substituindo a parede ausente ou paredes no momento do enchimento, transformando assim uma cavidade composta em uma cavidade simples que pode ser facilmente restaurada.


Alguns tipos de matrizes requerem elementos que permitem sua adaptação e permanência no dente, sem deslocamento enquanto a restauração está sendo feita, e para tal, temos à nossa disposição elementos de agarrar e segurar, tais como: porta-matrizes, cunhas, materiais termoplásticos, entre outros.


🔘 Siga-nos em nossas Redes Sociais

Este vídeo é uma continuidade da série "Aspectos relevantes para as restaurações proximais" e trata do protocolo básico de utilização do porta-matriz universal ou de Tofflemire.

Este sistema oferece duas grandes vantagens: a primeira permite ao clínico separar facilmente o porta-matriz da banda, para poder extraí-la de forma mais segura e prática; a segunda é que pode ser usado tanto vestibular quanto lingualmente; porém, para colocá-lo no lado lingual, use um porta-matriz contra-ângulo.

► MATERIAIS DENTÁRIOS: Cunhas de Madeira Kerr


O objetivo é apresentar este instrumento e demonstrar seu funcionamento, desde a preparação inicial, passando pela preensão da fita matriz, adaptação ao dente preparado e, finalmente, sua remoção.