ENDODONTIA: Tratamento de canal - desinfecção do assoalho e embocaduras dos canais com auxílio do MO

Um dos princípios básicos da endodontia é a limpeza das paredes dos canais para a sanificação e alcance do controle da infecção. 

desinfeccao-endodontia


É imperativo que a limpeza seja feita desde o início do tratamento, isto é, limpar de cervical em direção a apical, penetrando e desinfetando, o instrumento deverá entrar sempre com a ponta livre e com movimento de pincelamento com objetivo de alcançar os istmos e reentrâncias. 

A literatura relata trabalhos pragmáticos onde é certa a afirmação de que a limpeza só acontece quando o instrumento toca nas paredes dos canais, nas áreas onde n~~ao existe o contato pode ficar remanescentes de tecidos ou de dentina contaminada. Outrossim, se a limpeza não se inicia nas embocaduras existe o risco de levar uma quantidade de microrganismos para o periápice podendo promover uma agudização do processo. A limpeza inicial do assoalho e embocaduras dos canais pode ser feita com pontas de ultrassom ou brocas de baixa rotação. A intenção deste vídeo é mostrar de que forma podemos promover a desinfecção da porção cervical envolvendo istmos e reentrâncias e assoalho. Angelo Freire

► Veja também: ENDODONTIA: Tratamento de canal: reconstrução coronária prévia - Angelo Freire





Tráfico Semanal

ANF

Follow by Email