ENDODONTIA: Tratamento de canal como ampliar o forame apical sem transportar - Angelo Freire

Existe muita controvérsia sobre a questão da limpeza do forame, assim também muitos equívocos, sobretudo quando se confunde patência com limpeza foraminal. 

ampliar-forame-apical


O princípio de patência, preconizado por Schiller final da década de 60, teve como objetivo evitar a compactação de raspas de dentina no terço apical, o princípio de limpeza do forame está associado à ampliação do forame através do transpasse sequencial de limas estabelecidas conforme o diâmetro do forame menor (constricção apical). 

A limpeza do forame é alcançada através da ação mecânica por atrito das limas, cortando a dentina para remoção do biofilme microbiano - principal fator etiológico das periapicopatias. A discussão maior está na possibilidade de transporte do forame, o que evitamos com um protocolo preciso, podendo ocorrer uma pequena deformação, o que não impedirá uma perfeita obturação e, ao contrário, irá propiciar ao organismo condições para uma melhor e mais rápida reparação. Neste vídeo não falo do protocolo, apenas do aspecto final da ampliação. Angelo Freire

► Veja também: ENDODONTIA: Tratamento de canal como limpar o istmo de forma adequada - Angelo Freire





Tráfico Semanal

ANF

Follow by Email